Como fazer marketing de uma pequena empresa? Veja 5 Dicas infalíveis

Atualmente, existem muitas ações fáceis e super eficazes de como fazer marketing que melhoram consideravelmente a comunicação de pequenos empreendimentos, seja no ramo de produtos ou serviços, ajudando a expandir.

Pensando em te ajudar a otimizar as vendas, o relacionamento com clientes e a imagem de marca, preparamos dicas exclusivas de marketing. Confira!

  1. Use ferramentas de localização

Geralmente, negócios em cidades menores ou focados em atender um determinado bairro devem segmentar o público-alvo de suas campanhas por localização (Geomarketing). 

Você pode utilizar as ferramentas do Instagram para entrar em contato e saber mais sobre perfis que publicaram fotos no seu estabelecimento ou em locais próximos. Assim, poderá criar anúncios e posts mais assertivos. 

  1. Esteja presente no Google

Quando você pesquisa por um produto ou serviço, uma das primeiras alternativas é “jogar no Google”, não é? A mesma coisa acontece com muitos dos seus clientes atuais e potenciais.

É comum vermos buscas como: “Pet Shop em São Bernardo do Campo” ou “Restaurante barato no bairro X”. Além de estar nos primeiros resultados (que tem a ver com as palavras-chave pesquisadas), sua empresa também precisa ter boas avaliações, ou seja, comentários positivos e boa colocação no ranking de 5 estrelas do Google.

Se seu negócio tiver um site (o que também é recomendado), cuide da parte de navegação, visual e SEO, para aumentar suas chances de aparecer na primeira página de busca.

  1. Faça Cross Selling e Up Selling

Se seu intuito é aumentar as vendas, essas táticas são excelentes! Com elas, é possível aumentar a quantidade de produtos/serviços e o valor gasto pelos clientes.

O Cross Selling (ou Venda Cruzada) consiste em oferecer produtos/serviços complementares ao principal – quando vender um café, pergunte ao freguês se ele gostaria de pedir um alimento que combina com a bebida, por exemplo.

Já o Up Selling é a possibilidade de melhorar o que está sendo adquirido – quando vender um café, pergunte ao freguês se ele gostaria de levar o mesmo café num tamanho maior por R$1,00 a mais, por exemplo. 

Para facilitar este processo, treine o time de vendas e faça uma análise do portfólio de produtos/serviços, encontrando combinações viáveis para o consumidor. 

  1. Fale com nano e micro influenciadores regionais

Não é só uma empresa grande que pode usar influencers como parte da estratégia, não! Os nano e micro influencers (entre 1 mil e 100 mil seguidores) são ideais para negócios pequenos e de nicho. 

Muitos deles aceitam fazer a divulgação ao ganhar um “mimo”, sem cobrar cachê. Se quiser ou precisar pagar pelos posts, ainda assim, eles serão bem mais baratos do que os influenciadores maiores.

Alerta: Avalie bem o influencer parceiro antes de escolher, pesquisando o histórico, tipo de conteúdo, nível de engajamento e seguidores.

  1. Invista em uma boa gestão de redes sociais

Qual é a importância do marketing digital para pequenas e médias empresas? A gente responde: É MUITO IMPORTANTE! Afinal, é um meio de comunicação direto com clientes finais. 

Um erro muito comum é a negligência das redes sociais, quando não há presença digital ou só são feitos posts quando sobra tempo, sem desenvolver bons conteúdos e interagir.

Lembre-se que você não precisa estar presente em todas as plataformas, somente naquelas que fazem sentido para seus clientes. 

Crie um cronograma de posts, interaja com os seguidores, use as ferramentas e formatos disponíveis e, depois que obtiver crescimento orgânico, pode investir em anúncios. Importante: jamais compre seguidores ou use hashtags banidas, ok? 

Para te ajudar com essa tarefa, existem agências que cuidam da Gestão de Redes Sociais, como a Potencializee.

como fazer marketing

Dica extra de como fazer marketing:

Seguir as dicas que você viu aqui vai te ajudar muito, pode ter certeza! Se quiser saber como fazer plano de marketing para sua empresa, fique tranquilo, pois também temos um post sobre isso.

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