Como fazer um Plano de Marketing para sua empresa?

Seja para inovar, reinventar ou crescer seu negócio, fazer bom plano de marketing e comunicação é essencial para qualquer empresa que queira melhorar sua performance no mercado. Para saber o passo a passo de como fazer o seu, fique com a gente!

Afinal, o que é um Plano de Marketing?

É uma forma de organizar e planejar ações de comunicação e marketing para alcançar objetivos, dentro de um determinado período. Ou seja, é um resumo de quais serão suas próximas ações e como você irá realizá-las. Serve tanto para as grandes quanto para as pequenas empresas.

Por que fazer um Plano de Marketing?

Além de ajudar a organizar e executar suas ideias, o plano de marketing é importantíssimo para manter a saúde financeira e organizacional da empresa. Afinal, tudo tem que estar dentro do orçamento e os investimentos devem ser feitos de forma estratégica. 

Antes de tomar as decisões e começar a agir, é preciso entender como está o seu mercado de atuação, como estão seus concorrentes e as suas finanças, para criar metas realistas e uma comunicação eficaz, antecipando possíveis crises e potencializando resultados.

Como criar um Plano de Marketing?

Ao contrário do que muitos pensam, não é tão complicado! Apenas siga algumas etapas:

  1. Análise macroambiental: estudar todas as variáveis externas que afetam seu negócio, como: leis, ambiente/ecologia, cultura, tecnologias disponíveis, dados demográficos etc.
  1. Análise dos concorrentes diretos e indiretos: puxe o histórico de comunicação e de produtos/serviços oferecidos pelos seus concorrentes diretos (mesmo produto, preço e praça) e indiretos (produtos similares/substitutos). Procure entender quais estratégias utilizadas pelos seus concorrentes foram um sucesso e quais fracassaram, para aprender com os erros e acertos deles. 

Não é para copiar, e sim para entender o mercado. Além disso, você pode comparar o que eles fazem com o que você vem fazendo e terá um parâmetro de como está em relação a eles. O nome disso é Benchmarking e é super importante!

  1. Análise SWOT: em português, ela também é chamada de Análise FOFA – Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Usando todas as informações que coletou na análise de macroambiente, veja quais delas são oportunidades e quais são ameaças. Quando olhar para dentro, procure entender quais são seus diferenciais (porque alguém escolheria comprar com você e não com os outros).
  1. Pesquisa de público-alvo: essa parte é muito importante e gostosa de fazer, mas dá trabalho! Pode tirar alguns dias, porque você vai precisar: 
  • definir hipóteses com base nos estudos que fez (exemplo: o consumidor está satisfeito com meu produto/serviço); 
  • criar perguntas que tem o objetivo de confirmar ou negar essas hipóteses (exemplo: de 0 a 10, o quão satisfeito você está com o produto/serviço?);
  • revisar e divulgar a pesquisa;
  • convencer as pessoas a responderem (pode oferecer um brinde ou concorrer a algum prêmio);
  • tabular e analisar os dados;
  • chegar à uma conclusão 
  1. Desenvolvimento de personas: agora que você já entendeu quem é o seu público-alvo, é hora de desenvolver uma ou mais personas, mas tente não passar de cinco. A persona é uma idealização do seu consumidor ideal. Veja o exemplo que fizemos:
diferenças entre persona e público alvo
  1. Definição de Missão, Visão, Valores e Posicionamento: sua missão é quem você é (nunca muda), sua visão é para onde você quer ir (objetivos que mudam com o tempo) e seus valores são os pilares que regem suas ações e comportamentos (nunca mudam). 

A partir daí, se cria um posicionamento, que é como você quer ser visto pelos seus consumidores e pelo mercado, sintetizando tudo em uma única frase que expressa seu propósito e explora seu diferencial. Exemplos de posicionamentos de grandes marcas: 

  1. Criar metas e métricas: para saber se está indo na direção certa ou errada, pense em formas de mensurar seus resultados a curto, médio e longo prazo. As metas são seus objetivos maiores, e as métricas (ou KPIs) são formas de saber se você está atingindo estes objetivos. Por exemplo: sua meta é melhorar o nível de satisfação de seus clientes. Uma métrica para medir isso pode ser o número de reclamações no SAC. Ele está diminuindo ou aumentando? 
  1. Definir 4 P’s: produto/serviço, praça (local), preço e promoção (comunicação). Talvez, você já tenha isso tudo bem definido, mas pode revisar, sempre com base no que foi identificado e definido nos itens anteriores.
  1. Organizar orçamento e recursos: veja o quanto pode/deve gastar com comunicação e marketing de acordo com as expectativas que criou, tanto em dinheiro quanto em tempo de trabalho. Este valor pode sofrer ajustes, mas procure mantê-lo até o final do plano.
  1. Montar o Plano: chegou a hora! Você pode usar planilhas, PDFs e outros programas para te ajudar a lidar com o planejamento e andamento do plano. Sintetize tudo o que fez até agora, mas com foco em datas, ações e números. 
  1. Acompanhamento de resultados: marque reuniões periódicas e fique de olho nas métricas. Só assim você saberá se seu plano precisa ou não de alterações e se está indo bem de verdade. Ouça as dificuldades de seus colaboradores e procure encontrar soluções em conjunto. Ouça também os feedbacks de seus clientes e se atente às reações da concorrência.

Quais são os tipos de Plano de Marketing?

Existem 3 tipos principais de planos. A escolha do plano ideal vai depender, principalmente, do seu objetivo e da sua infraestrutura. 

Por níveis: forma mais “clássica” de fazer, ele é dividido em três partes – Plano Estratégico (objetivos de longo prazo, sem muitos detalhes de execução), Plano Tático (objetivos de médio prazo, detalhando como serão executados) e Plano Operacional (objetivos de curto prazo, com responsabilidades e acompanhamento de quem os executa). 

Aqui, todos os níveis fazem parte de uma única estratégia, mas as divisões permitem uma melhor organização e controle do trabalho dentro de diferentes prazos. É muito usado por grandes empresas, porque o controle da operação é mais complexo e os prazos são maiores, devido à enorme quantidade de recursos mobilizados.

Exemplos de Planos de Marketing

Por níveis:

  • Plano estratégico: Crescer 50% em 5 anos, investindo mais em comunicação e infraestrutura, para se tornar referência em inovação e tecnologia
  • Plano Tático: Crescer 15% no primeiro ano, anunciando na TV e nas redes sociais. Comprar 30 novas máquinas de alta tecnologia e expandir a capacidade produtiva.
  • Plano Operacional: Gerente de marketing coordena a sua equipe, que será dividida entre profissionais de design, redação, produto e analistas de mercado. Juntos, eles precisam colocar todo o planejamento em prática e mostrar os resultados para a alta gestão a cada 3 meses.

Por estratégia: é focado em uma área específica, na qual a empresa quer se desenvolver mais. Pode ser: Plano de Marketing Digital; Plano de Marketing de Conteúdo; Plano de Comunicação Interna; Plano de Relacionamento com o cliente etc.

Ao optar por este modelo, você pode escolher com quantas áreas quer trabalhar ao mesmo tempo e em qual vai focar mais esforços. É possível começar pelo que já está bom ou ir direto para áreas ainda pouco exploradas.

A escolha das áreas vai depender de diversos fatores, que devem ser analisados com antecedência na análise SWOT/FOFA.

Por campanha: com foco em momentos específicos, este plano é bastante focado na parte operacional, ou seja, o famoso “mão na massa”! 

Vamos supor que o seu negócio seja uma loja de chocolates. Em quais datas há maior potencial de venda? Páscoa, Dia dos Namorados e Festas de Fim de ano, certo? Pensando nisso, você pode traçar um plano de ação para cada data que afeta o seu negócio. No caso da loja de chocolates, criar o Plano de Páscoa é indispensável para aproveitar ao máximo a alta nas vendas que esta data traz. 

Antes de fazer isso, entenda as sazonalidades que te afetam e seja criativo para driblar momentos ruins e se sobressair em momentos bons. Um exemplo disso são algumas sorveterias, que alteram o mix de produtos e passam a divulgar suas sopas de inverno nos meses mais frios, ou algumas academias, que oferecem desconto no frio e, depois, investem pesado na divulgação para o verão.

Conte com a gente!

Agora, você já sabe bastante sobre os Planos de Marketing e como fazê-los. Porém, sabemos que pode haver dificuldades durante o processo. Por isso, estamos aqui para te ajudar com essa tarefa e Potencializar seus resultados! 


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