Existem muitos posts por aí que trazem campanhas criativas para te inspirar, mas como aplicar o mesmo conceito criativo de uma mega marca em uma pequena empresa? Afinal, estamos falando de orçamentos e recursos totalmente diferentes, certo?
Pensando em te ajudar com isso, separamos 7 campanhas publicitárias criativas para te inspirar! Mas não é só isso: vamos te explicar os gatilhos mentais utilizados, a estratégia por trás e como você pode replicar as ideias no seu negócio. Bora lá!
- Folha de São Paulo
Essa é super famosa e já ganhou o prêmio Leão de Ouro. Claro que só poderíamos estar falando da Folha de São Paulo e Adolph Hitler! Com um investimento baixo e fácil de fazer, a ideia por trás é tão genial que dispensou qualquer tipo de arte super criativa, recursos modernos de edição e respeitou um orçamento de produção limitado, para investir pesado na divulgação.
Aqui, a ideia foi fazer algo impactante, que tem a capacidade de surpreender o espectador e provocar um estado de reflexão que, nesse caso, é de arrepiar!
O gatilho mental da reflexão + surpresa é muito marcante e costuma ficar bastante tempo na memória. Foi o que aconteceu neste caso.
- Nissan
“Pôneis malditos, pôneis malditos, lá lá lá lá lá!”. Pois é, a icônica propaganda na camionete Nissan Frontier chegou com tudo e virou um verdadeiro hit com os pôneis malditos. Até conta no Twitter criaram para os pôneis (isso em 2011!).
Atualmente, o conceito deste comercial é o que chamamos de “funny” na publicidade. Como o próprio nome sugere, a intenção é ser engraçado e fazer todo mundo rir bastante.
A alegria é uma emoção muito forte e o ato de rir faz bem para qualquer um. Por isso, o gatilho mental do humor costuma funcionar muito bem em comerciais e pode ser feito com um orçamento enxuto.
- Nike
A Nike é famosa por fazer campanhas fortes, altamente produzidas e bem caras. Contudo, você pode adaptar conceitos à sua realidade e seguir a mesma lógica gastando muito menos.
O principal exemplo que podemos citar é o empoderamento. Este tema está super em alta e gera bastante identificação, além de posicionar a marca e seu propósito.
Aqui, temos a famosa “Dream crazier”, que empodera mulheres no esporte e na vida.
Com um pouco de observação sobre suas personas, é possível fazer vídeos, posts e campanhas inteiras seguindo o mesmo conceito.
- Mc Donald ‘s
Quando a música “Glad You Came” estava no topo das paradas, o Méqui não teve dúvidas: fez uma bela campanha de Copa do Mundo usando a música como elemento principal.
Sim, sabemos que comprar direitos autorais de uma música do The Wanted não é para qualquer um, mas… Você ainda pode desenvolver um jingle criativo e usar no seu anúncio. Outra possibilidade é pegar uma música mais barata ou livre de direitos autorais.
O conceito de associar a marca à felicidade, alto astral e de se sentir bem-vindo no ambiente da loja é o ponto principal do anúncio e você pode se inspirar nisso!
- Avon
Aproveitando o hype do BBB, Lucas Penteado saiu da casa mais vigiada do Brasil para se tornar garoto propaganda da Avon. A notícia rendeu e fez a marca, que já é patrocinadora do programa, ganhar ainda mais espaço com mídia espontânea – amparados por uma bela assessoria de imprensa, claro.
Ok, sabemos que essa aqui custa caro! Mas preste atenção no conceito e no reforço do posicionamento da marca, que dispensou Karol Conká para ficar com Lucas, anteriormente humilhado pela cantora na casa.
Isso foi uma bela lição de como uma marca mantém a sua imagem “limpa” diante de uma situação desafiadora, na qual há muito dinheiro envolvido.
- Edeka
A rede de supermercados alemã Edeka é conhecida por oferecer produtos de qualidade em um conceito de supermercado premium. A campanha de Natal que vamos te mostrar aqui é famosa, mas nem todos associam com a marca.
O gatilho mental é o que chamamos de “high touch” – propaganda sentimental, em outras palavras. A ideia de campanhas criativas assim é causar uma emoção forte, que seja capaz de fazer a pessoa chorar, é outro feito poderosíssimo da publicidade quando o assunto é memorizar por longos períodos e “marcar” o espectador.
- Posto Ipiranga
Por fim, o Posto Ipiranga encontrou o equilíbrio perfeito entre humor, surpresa e repetição. A ideia central de compra por conveniência e “tudo em um só lugar” é muito bem comunicada na campanha.
Como aplicar este conceito de campanhas criativas no meu anúncio? Simples: tenha um personagem carismático que aparece em todas as campanhas e reforça uma mesma mensagem. Pode ser um mascote ou um personagem.
Agora, você já pode começar a aplicar os conceitos criativos que viu aqui nas suas campanhas! Para saber mais sobre essas e outras estratégias de marketing, entre em contato com a gente e Potencializee seus negócios 🚀
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