O uso de redes sociais para empresas faz parte da revolução digital e da indústria 4.0, em que tudo se conecta por meio da internet e as relações entre consumidores e marcas é muito mais horizontal, interativa e humana.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, 82% dos brasileiros seguem empresas no Instagram. Mas será que o seu negócio precisa (e deve) estar presente em todas as plataformas disponíveis? A resposta é: NÃO!
Na verdade, você precisa entender a dinâmica, o público predominante e a função de cada uma delas. Então, vai saber quais são ou não capazes de te ajudar a alcançar seus objetivos – que devem ser definidos com base em um bom plano de marketing.
Qual a melhor rede social para empresas?
Depende do seu objetivo, disponibilidade e público-alvo. Hoje, vamos te ajudar a entender melhor o funcionamento das 5 principais redes sociais do Brasil: TikTok, Instagram, LinkedIn, Facebook e Twitter.
TikTok
Se estamos pensando em uma empresa ou profissional que fala diretamente com um público mais jovem e ‘descolado’ e que precisa ficar conhecida rapidamente, o TikTok pode ser um excelente aliado, pois o algoritmo dessa plataforma é poderosíssimo para alcance, ou seja, atinge um número muito grande de pessoas ao mesmo tempo.
Por outro lado, se a sua ideia é vender pelo TikTok, posso te dar um conselho? É melhor não perder seu tempo por aqui, afinal, o consumo de informações é muito rápido e efêmero, além de não ter como fazer vendas diretas lá dentro e o valor mínimo para anunciar ultrapassa 2 mil dólares!
Recentemente, o TikTok lançou uma ferramenta de geração de Leads, chamada TikTok Business, mas vale lembrar que ainda é uma novidade e não como vai funcionar exatamente.
Instagram / LinkedIn
Mas, não precisa se preocupar! Existem duas redes sociais perfeitas para se trabalhar com conteúdos mais extensos do que os 1 minuto e 30 segundos do TikTok e que costumam converter vendas de forma muito mais eficaz: o Instagram e o LinkedIn.
A grande diferença entre elas é que o LinkedIn funciona melhor para vendas B2B (empresas vendendo para outra empresa), enquanto o Instagram funciona melhor para B2C (empresas vendendo para o cliente final).
Outro ponto positivo do Instagram são os Stories, que servem como um excelente recurso de aproximação e interação. Quanto ao LinkedIn, a possibilidade de escrever artigos e produzir conteúdos longos e bastante aprofundados permite que a pessoa ou empresa se posicione como autoridade o tempo todo, reforçando uma imagem forte e positiva.
Se você não está disposto a investir em anúncios e impulsionamento, esqueça a ideia de fazer posts orgânicos na sua página/perfil e achar que vai ‘bombar’, porque não vai funcionar! Há alguns anos, o Facebook mudou seu algoritmo para reduzir a entrega orgânica de conteúdo.
Mas nem tudo está perdido! Você ainda pode se promover sem gastar nada nos grupos, que são o grande ponto de engajamento desta rede social. Ah, outra coisa: seu produto/serviço é voltado para pessoas com 20 anos ou menos? Se sim, pode não valer a pena estar no Facebook, pois os mais jovens estão cada vez menos interessados nele. Por outro lado, os 40+ estão em peso na rede – fica a dica!
De longe, é uma das melhores redes sociais para posicionamento de marca, mas exige muito de quem quiser produzir conteúdo. É necessário estar ligado nos assuntos do momento quase o tempo todo e a dificuldade para conquistar uma audiência é enorme, especialmente para pequenas empresas. Além disso, sabe a tal ‘cultura do cancelamento’, que tanto se ouve falar? No Twitter, ela rola solta! Qualquer erro mínimo é motivo de linchamento virtual, portanto, tome cuidado com isso, tá?
Vamos para um resumão disso tudo, agora?
Como gerenciar contas de redes sociais para empresas?
A regra geral é: planejamento e estratégia. Se você não tiver uma boa organização e equipe especializada, vai ter que cometer muitos erros até entender o que, de fato, funciona para o seu caso.
É importante ressaltar que, em redes sociais, é preciso estar sempre atualizado, testando coisas novas e saindo da sua zona de conforto. Isso não significa que você deve sair ‘atirando para todos os lados’, copiando concorrentes e fazendo testes aleatórios. É preciso pensar e analisar todo o contexto em que a empresa está inserida hoje para, então, desenvolver posts, anúncios e campanhas online.
Quando se tem uma rede social empresarial, é preciso entender que a imagem que a marca quer transmitir deve ser clara e estar presente em todas as publicações.
De uma forma geral, é preciso ter paciência, pois o crescimento orgânico não acontece da noite para o dia. Por isso, pratique a resiliência e entenda que tudo no marketing digital é um processo.
O que não devo fazer na gestão de redes sociais?
Jamais, nunca, em hipótese alguma, faça ou participe de:
- Sorteios
- Grupos de engajamento
- Compra de seguidores
- Uso de hashtags banidas (shadowban)
- Spam
- Uso de hashtags não relacionadas ao conteúdo
- Conteúdos não relacionados ao público-alvo
- Anúncios sem ter uma base de conteúdo bem construída antes
- Ferir as diretrizes da comunidade
O que devo fazer na gestão de redes sociais?
Existem práticas muito recomendadas para crescer organicamente nas redes sociais. São elas:
- Ter um cronograma de postagens
- Ficar de olho nos assuntos em alta, que podem ser usados como gancho
- Fazer concursos culturais com muita moderação
- Responder comentários e mensagens diretas
- Explorar os formatos e possibilidades oferecidas pela rede
- Manter um posicionamento e linguagem constantes
Como definir métricas e metas nas redes sociais?
Ao contrário do que muitos pensam, número de seguidores e curtidas não são uma métrica super relevante. O principal a ser analisado é o engajamento, sempre! Não adianta nada ter milhares de seguidores se seu poder de influência sobre ele é baixo.
Por isso, defina bons KPIs e estude bem o que, de fato, importa em cada rede social antes de entrar, para conseguir traçar metas realistas e que fazem sentido. Lembre-se que o mais importante é que a sua audiência seja qualificada e goste do seu conteúdo. Para isso, você precisa produzir conteúdo de qualidade, que agregue algo na vida da sua persona – que é a personificação do seu cliente ideal.
Por fim, aqui vai uma dica valiosa: lembre-se que o marketing de conteúdo é essencial para qualquer empresa que deseja crescer nas redes sociais. Então, tome cuidado para não exagerar nos conteúdos no estilo ‘venda’ – pense em criar conteúdo de valor para os seguidores na maior parte do tempo e encaixe o valor do seu produto/serviço de forma disfarçada, se colocando como alguém que pode solucionar um problema ou ensinar algo.
Pronto! Agora, você já pode começar a pensar sobre a estratégia de redes sociais para empresas com mais segurança. Se quiser contar com o apoio de uma equipe especializada em marketing digital e redes sociais para empresas, entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas.
Sobre nós: A Potencializee é uma agência que realiza campanhas de comunicação 360° totalmente personalizadas e de alta performance.
Oferecemos serviços de Gestão de Redes Sociais, Produção de Marketing de Conteúdo, Desenvolvimento de Material Publicitário impresso e digital, Análises com as Ferramentas do Google, Relacionamento com influenciadores, Game advertising, Pesquisas de mercado, Criação de sites, Internacionalização de marcas, Desenvolvimento de Aplicativos próprios e muito mais!
Do inconformismo, trazemos a inovação! Potencializee seu negócio 🚀