Tudo sobre KPIs: O que é e como funciona na prática

A gente ouve muito falar deles por aí, mas o que são KPIs e para que são utilizados? Como definir KPIs para o meu negócio? Vamos responder estas e outras dúvidas com exemplos.

Se você tem uma pequena empresa, preparamos dicas especiais para o seu caso!

Afinal, o que é um KPI?

O termo é uma sigla que vem do inglês – Key Performance Indicator, que significa ‘Indicador Chave de Performance’, ou seja, nada mais é do que uma métrica feita com base em números que indicam se a empresa está indo na direção certa ou errada, com base nas metas e objetivos que estipulou.

Por exemplo, vamos supor que, em janeiro, você e sua equipe traçaram o objetivo de aumentar a quantidade de acessos no site da empresa em 30% até o final do ano. Todos os meses, vocês devem verificar como está o desempenho do site. Para isso, vocês podem optar por dois KPIs: número de acessos por mês e número de acessos em cada página. A partir daí, podem verificar se o objetivo está sendo atingido e quais medidas podem ser tomadas para chegar lá!

O que faz um KPI ser efetivo?

Como todas as outras coisas que existem na empresa, os KPIs precisam estar alinhados com um objetivo maior. Mas acima de tudo, eles precisam ser uma forma eficaz de mensurar resultados, especialmente no curto e médio prazo.

É possível trocar KPIs durante o processo de atingir uma meta, mas para evitar este trabalho extra, analise todo o cenário com calma antes de escolher quais números serão avaliados, tá?

Quais são os principais KPIs?

Isso varia de empresa para empresa, porque cada negócio tem os seus objetivos próprios e dá mais ou menos importância para coisas diferentes. 

De uma maneira geral, os principais KPIs são:

  • Acessos no site/blog (leads)
  • Seguidores nas redes sociais
  • Engajamento nas redes sociais
  • Conversão de leads
  • Quantidade de reclamações
  • NPS (Net Promoter Score) – “De 0 a 10, quanto você recomendaria este produto/serviço para um amigo?”
  • Índice de rotatividade (número de pessoas que se demitem ou são demitidas)
  • Tempo de permanência em cada etapa do funil de vendas
  • Ticket médio (quanto cada cliente gasta, em média, cada vez que compra)
  • Vendas em um determinado período de tempo
  • Receita total
  • Receita por produto/serviço

Essas são apenas algumas métricas utilizadas para avaliar resultados. Lembre-se de que cada caso é um caso! As suas metas não precisam ter relação direta com as de outras empresas.

Como definir KPIs para o meu negócio?

Antes de pensar em KPIs, defina bem as suas metas de curto, médio e longo prazo. 

Depois, deixe alguém da sua equipe responsável por fazer essas análises periodicamente e te reportar. É importante que todas essas informações estejam claras e organizadas no seu Plano de Marketing.

Além de acompanhar os seus resultados, se for possível, você também pode ficar de olho na concorrência, fazendo o famoso Benchmarking. Não é para se basear no trabalho do concorrente e tornar seu maior objetivo ultrapassá-lo, mas apenas observar de forma crítica e sensata, de acordo com o quê faz sentido para o seu negócio.

Quantos KPIs devo ter?

Cada meta deve ter, pelo menos, 1 KPI, mas recomendamos que não passe de 5 por meta, para evitar confusões e informações que não se relacionam.

Se você tem um pequeno negócio, nossa dica especial é: vá com calma! Trace metas realistas e não muitas de uma vez. Depois que já tiver crescido consideravelmente, pode começar a ousar mais. Outro detalhe importante: jamais estipule um KPI que você não tem acesso! 

Aqui vão alguns exemplos:

Meta – chegar a 1.000 seguidores no Instagram em 10 meses

KPIs – quantos novos seguidores ganho por anúncio; quantos novos seguidores ganho organicamente; engajamento dos posts; quantidade de posts na semana

Metaaumentar as vendas em 50% no primeiro trimestre do ano

KPIs – vendas por semana; vendas por mês; observar se há ou não aumento nas vendas quando faço anúncios e promoções

Meta – aumentar o índice de recomendação (NPS) de 7 para 9

KPIs – além da nota em si, você pode observar a quantidade de reclamações; quantidade de elogios; clientes que voltam a comprar; clientes que chegam por indicação

Agora, você já entende mais sobre KPIs. Mas se ainda tiver dúvidas ou momentos de dificuldade durante o processo, nada de pânico! Além de ser super normal, saiba que você não está só: nós estamos aqui para te ajudar nesta tarefa 🚀 Entre em contato com a gente. Vai ser um prazer entender como podemos te ajudar.

Sobre nós: A Potencializee é uma agência que realiza campanhas de comunicação 360° totalmente personalizadas e de alta performance. 

Oferecemos serviços de Gestão de Redes Sociais, Produção de Marketing de Conteúdo, Desenvolvimento de Material Publicitário impresso e digital, Análises com as Ferramentas do Google, Relacionamento com influenciadores, Game advertising, Pesquisas de mercado, Criação de sites, Internacionalização de marcas, Desenvolvimento de Aplicativos próprios e muito mais!

Do inconformismo, trazemos a inovação! Potencializee seu negócio 🚀

Deixar uma resposta