Benchmarking passo a passo: o que é e como fazer na minha empresa?

“Estou de olho em você!”. Não existe expressão mais correta para definir o Benchmarking do que essa. Mas, afinal, em quem devemos ficar de olho? 

O que é Benchmarking?

Resumidamente, fazer Benchmarking é observar a concorrência, mas não se trata de uma observação qualquer. Existem técnicas e formas específicas de identificar, mapear e analisar as ações de seus concorrentes, que vão muito além de uma simples observação. Bora aprender como faz com a gente?

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Como fazer um bom Benchmarking? 

Para te guiar nessa jornada, existem alguns passos a serem seguidos. Além de olhar para fora, também é preciso olhar para dentro da sua empresa, criando parâmetros de comparação. 

Se você quiser aproveitar ao máximo tudo o que essa estratégia tem a oferecer, é importante ter um ótimo autoconhecimento e autocrítica, capacidade de aprender com erros e acertos dos outros e paciência para fazer pesquisas constantemente.

Lembrando que espionagem e sabotagem de competidores são crimes, e não práticas de Benchmarking, ok?

Passo a passo de Benchmarking

  1. Análise macroambiental: faça um levantamento de todas as variáveis externas que afetam seu negócio, como: leis, ambiente/ecologia, cultura, tecnologias disponíveis, dados demográficos etc. Isso te ajuda a se situar sobre o mercado em que está inserido e quais fatores afetam você e seus concorrentes
  1. Critérios de seleção: como definir quais concorrentes avaliar? Primeiro, você precisa de critérios de seleção, que podem ser: participação de mercado similar à sua, localização próxima, mesmo público-alvo/persona, mesmo produto/serviço, mesmo faturamento/lucro etc.

Se não tiver algumas informações, está tudo bem! Trabalhe com o que tem à sua disposição e que você acha que faz mais sentido.

  1. Análise FOFA:  também conhecida como análise SWOT, ela te permite olhar para dentro e para fora da empresa: Forças e Fraquezas – dentro; Ameaças e Oportunidades – fora. 

Aqui, começam as primeiras comparações com competidores, pois eles podem representar ameaças, sinalizar fraquezas e forças internas ou até gerar oportunidades.

  1. Comparação de histórico: mão na massa! Procure por promoções, banners, anúncios e lançamentos de produtos/serviços feitos pelos concorrentes nos últimos anos e hoje em dia. Depois, compare com o seu histórico de comunicação e marketing, se atentando às diferenças e semelhanças.

Pense: o que funcionou e o que não funcionou? Por quê? Assim, você aprende com os erros e acertos dos outros e com os seus ao mesmo tempo.

  1. Plano de ação e Acompanhamento: Agora, você já pode criar ou ajustar o seu Plano de Marketing e Comunicação com base nas observações que fez. Suas chances de sucesso vão aumentar bastante! 

Conforme for desenvolvendo as ações, acompanhe os resultados delas e mantenha sempre o radar ligado no contra-ataque dos concorrentes.

Agora, você já sabe o básico sobre Benchmarking! Para se aprofundar ainda mais nessa e em outras estratégias de marketing e comunicação, entre em contato com a gente. Temos a solução ideal para Potencializar seu negócio! 

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