O que é Persona? Passo a passo de como fazer com exemplos

Buyer persona, branding persona, avatar, público-alvo… Todos esses termos estão super em alta no mundo do marketing digital, mas podem gerar confusão! Por isso, hoje vamos esclarecer conceitos: o que são personas, exemplos, como criar uma persona, o que é público-alvo e muito mais.

Afinal, o que é Persona?

A persona nada mais é do que uma representação fictícia do seu cliente ideal, feita com base em dados e informações relevantes. Os nomes buyer persona e branding persona são apenas nomes diferentes para se referir a mesma ideia de persona, mas adicionando os termos buyer (que significa comprador) e branding (que significa marca) em inglês.

Quais informações são relevantes para a criação de uma persona?

Basicamente, para conseguir mapear uma persona, você precisa fazer uma pesquisa para conseguir informações verdadeiras, como:

  • Dados demográficos: são informações capazes de dividir as pessoas em subgrupos (idade, gênero, renda familiar, local onde mora etc.). Muitos deles podem ser encontrados no IBGE e outros órgãos de pesquisa.
  • Dados psicográficos: são informações ligadas a personalidade e individualidade humana (profissão, hobbies, relação com a família e amigos, sonhos etc.).
  • Observações internas: olhe para os clientes que você já tem hoje em dia e tente entendê-los melhor. Busque por características e comportamentos em comum, estilo de vida, frequência de compra, ticket médio etc.

Ok, mas qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Persona e Público-alvo: o que é cada um e como definir

O público-alvo é uma definição de um determinado grupo de pessoas com características em comum que a marca escolhe usar para segmentar anúncios e realizar pesquisas. 

Por exemplo, imagine que você é uma agência de viagens especializada em intercâmbio adolescente. Seu público-alvo seria algo mais ou menos assim: jovens de 15 a 18 anos, que moram em São Paulo, homens e mulheres, com renda familiar de 10 a 15 salários mínimos e que estudam em escolas particulares. 

Repare que, para definir o público-alvo, você precisa fazer uma análise interna das soluções que a sua marca oferece (produtos e serviços) e uma pesquisa de mercado.

Partindo dessa mesma base, podemos pensar na persona, que seria a sintetização de todas essas características somada a parte psicológica, transformando tudo isso em uma pessoa fictícia. Por exemplo: Marina tem 14 anos e mora com os pais e o irmão mais novo em um apartamento na Mooca. Ela adora sair para as matinês nos finais de semana, ama animais e estuda muito, pois sonha em passar no vestibular em alguns anos. Seu aniversário de 15 anos está chegando e ela sonha em aproveitar o momento para ficar 1 mês no Canadá, aprendendo inglês e conhecendo pessoas novas. 
Portanto, para chegar na definição de persona ideal, é preciso analisar os dados da pesquisa de público-alvo e sintetizá-los em uma pessoa fictícia, que também pode ser chamada de avatar.

diferenças entre persona e público alvo

Qual é a importância de ter uma persona da minha marca?

O principal objetivo de criar uma persona é entender melhor para quem a sua empresa vende. Assim, fica mais fácil acertar na hora de se comunicar e desenvolver seus produtos, serviços, missão visão valores, posicionamento, cultura empresarial, entre outros aspectos super importantes para ter um bom desempenho e crescimento sustentável.

Ao contrário do que muitos pensam, pequenas empresas podem e devem ter personas bem definidas! Além de aumentar as chances de crescimento, a criação de personas permite maior estabilidade, constâncias e coesão na comunicação e melhores resultados a longo prazo.

Mão na massa! Passo a Passo da criação de personas

passo a passo criação de persona

Quantas personas devo criar?

Esta é uma dúvida muito comum entre os empreendedores e suas equipes, afinal, alguns negócios são bastante amplos quanto ao perfil de consumidor que atingem, enquanto outros são super nichados. Porém, a regra geral é não passar de 3 (que já é um número bem alto).

Na maior parte dos casos, de uma a três personas é mais do que suficiente, mas, se a sua marca for como a Coca-Cola, por exemplo, que vende para quase todo mundo, aí vale a pena chegar até cinco no máximo.

Ter personas demais atrapalha o desenvolvimento da empresa, porque ela se sente perdida tentando agradar a todos. Lembre-se da frase: “Quem tenta agradar todo mundo, não agrada ninguém.”.

Por outro lado, negócios muito nichados, que só vendem para um perfil muito específico de pessoas, não devem ter mais de duas personas, ou seja, a quantidade de personas depende da necessidade, mas tente não exagerar.

Outro ponto importante é que a persona serve para tudo! É comum vermos as pessoas perguntando “como criar uma persona UX” ou “como criar uma persona no Instagram”, mas, na verdade, é a mesma persona sempre, em todos os sentidos. O que pode acontecer é que, entre as três personas que você desenvolveu, apenas duas utilizam Instagram, o que é totalmente diferente de criar uma persona somente para o Instagram ou qualquer outra rede social.

Mapa da empatia

Além de desenhar e descrever a persona como se fosse uma pessoa real, você também pode criar um mapa da empatia. A função dele é facilitar a visualização de alguns aspectos subjetivos da persona, pois é possível acrescentar mais informações de forma organizada.

Aqui, fica um alerta: não deixe de criar a definição de persona em texto e imagem para utilizar apenas o mapa da empatia! Essas duas estratégias se complementam e devem ser usadas em conjunto.

Nosso conselho para você é: monte a descrição da persona com imagem e texto + mapa da empatia e cole os dois lado a lado em uma parede, onde todos podem ver diariamente. Este recurso ajuda a sua equipe a manter as informações sempre presentes na cabeça e nunca esquecer para quem a marca quer vender.

Para te ajudar com esta tarefa, observe o template abaixo:

mapa da empatia persona

Pronto! Agora, você já pode definir público-alvo, criar persona e fazer o mapa da empatia. Ainda está com dúvidas? Entre em contato com a gente e Potencializee sua marca! 🚀


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