Afinal, por que uma micro, pequena ou média empresa deve investir em marketing digital? Os benefícios são muitos, mas hoje, vamos te apresentar os 5 principais!
Para começo de conversa, você consegue mensurar, ou seja, literalmente medir em números precisos os resultados que tem com a sua estratégia de marketing e comunicação.
Outro ponto importante é que o potencial de crescer seu negócio nos meios digitais, como nas redes sociais, por exemplo, é muito alto! Para se ter uma ideia, até mesmo a população acima dos 55 anos acessa a internet (inclusive pelo celular) com bastante frequência, para pesquisar sobre produtos e marcas e fazer compras. Sim, a revolução digital já começou e ela é para todos, inclusive para os pequenos negócios.
Bora entender como ter vantagens com o marketing digital?
- Controle total de resultados
Os números que você quiser e precisar estão apenas a alguns cliques de distância. Veja em tempo real quantas pessoas clicam no seu anúncio, interagem com seus posts e convertem em vendas.
Esqueça aquela ideia de contar tiragem de jornais e revistas locais, circulação de pessoas em pontos estratégicos e outras mídias de resultados estimados. Claro que essas mídias são importantes e ainda exercem impacto sobre muitas pessoas, mas elas podem ser muito caras e complexas para um empreendimento familiar, além de nem sempre fazer sentido dentro da sua estratégia de marketing.
Para tirar melhor proveito dessas informações valiosas, tenha KPIs bem definidos e monitore-os com frequência.
- Investimento menor
Aqui, você investe o quanto pode. Claro que, quanto mais você investir, mais pessoas vai impactar e mais personalizada pode se tornar a sua campanha. Mas a melhor parte é que, mesmo com pouco investimento, você terá resultados se souber agir de maneira correta e calcular tudo dentro do seu Plano de Marketing.
- Meios de comunicação acessíveis
Ainda que você não possa pagar por um post patrocinado ou anúncio online, as redes sociais são gratuitas e só precisam de uma boa estratégia de marketing digital para se tornarem um chamariz de clientes e ferramenta de posicionamento da sua marca.
Além de serem um meio de fácil acesso para você e sua empresa, são também para a população em geral. O segredo é saber identificar em quais redes sociais vale a pena estar presente, com base no seu público-alvo e persona.
A ideia central aqui é criar algo fundamental para qualquer empreendimento, que é o senso de comunidade e pertencimento. Isso gera uma identificação e relacionamento sentimental de longo prazo com a marca, se for feito de forma correta e consistente.
- Personalização altíssima
Na internet, todos os dados são rastreáveis, ou seja, dá para saber sobre os interesses de todo mundo.
Assim, você pode segmentar a sua comunicação orgânica e paga de acordo com os interesses e comportamentos do seu público.
No caso da comunicação orgânica, as hashtags, localizações, marcações, mapeamento de dias e horários para postar e em quais redes sociais criar contas são boas maneiras de começar.
Já nas estratégias pagas, você pode escolher para quais pessoas o anúncio vai aparecer com base em critérios de segmentação (gênero, idade, localização, assuntos de interesse etc.).
Como se isso tudo já não fosse bom o bastante, você ainda pode usar a inteligência de dados da internet para desenvolver uma estratégia de Geomarketing, que te ajuda a escolher bons pontos comerciais e crescer com mais segurança e assertividade.
- Criatividade rolando solta
Se você é aquele empreendedor ou empreendedora cheia de criatividade e energia, o ambiente digital tem tudo a ver com o seu negócio!
É possível criar artes, textos e campanhas virtuais usando a sua imaginação e pesquisas. Mas fica o alerta: observe como cada ação repercute e tome cuidado para não exagerar e perder a identidade visual e verbal da marca, ou seja, passar uma imagem errada de quem ela é para os consumidores.
Agora, você já entendeu porque é tão importante ter uma boa estratégia de marketing digital para um pequeno e médio negócio.
Para te ajudar nessa incrível jornada rumo ao sucesso e crescimento da sua marca, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a usar todos os recursos de publicidade e comunicação na internet!
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