Qual é a importância do marketing digital para pequenas e médias empresas?

Afinal, por que uma micro, pequena ou média empresa deve investir em marketing digital? Os benefícios são muitos, mas hoje, vamos te apresentar os 5 principais!

Para começo de conversa, você consegue mensurar, ou seja, literalmente medir em números precisos os resultados que tem com a sua estratégia de marketing e comunicação. 

Outro ponto importante é que o potencial de crescer seu negócio nos meios digitais, como nas redes sociais, por exemplo, é muito alto! Para se ter uma ideia, até mesmo a população acima dos 55 anos acessa a internet (inclusive pelo celular) com bastante frequência, para pesquisar sobre produtos e marcas e fazer compras. Sim, a revolução digital já começou e ela é para todos, inclusive para os pequenos negócios.

Bora entender como ter vantagens com o marketing digital?

  1. Controle total de resultados 

Os números que você quiser e precisar estão apenas a alguns cliques de distância. Veja em tempo real quantas pessoas clicam no seu anúncio, interagem com seus posts e convertem em vendas. 

Esqueça aquela ideia de contar tiragem de jornais e revistas locais, circulação de pessoas em pontos estratégicos e outras mídias de resultados estimados. Claro que essas mídias são importantes e ainda exercem impacto sobre muitas pessoas, mas elas podem ser muito caras e complexas para um empreendimento familiar, além de nem sempre fazer sentido dentro da sua estratégia de marketing.

Para tirar melhor proveito dessas informações valiosas, tenha KPIs bem definidos e monitore-os com frequência.

  1. Investimento menor

Aqui, você investe o quanto pode. Claro que, quanto mais você investir, mais pessoas vai impactar e mais personalizada pode se tornar a sua campanha. Mas a melhor parte é que, mesmo com pouco investimento, você terá resultados se souber agir de maneira correta e calcular tudo dentro do seu Plano de Marketing.

  1. Meios de comunicação acessíveis

Ainda que você não possa pagar por um post patrocinado ou anúncio online, as redes sociais são gratuitas e só precisam de uma boa estratégia de marketing digital para se tornarem um chamariz de clientes e ferramenta de posicionamento da sua marca. 

Além de serem um meio de fácil acesso para você e sua empresa, são também para a população em geral. O segredo é saber identificar em quais redes sociais vale a pena estar presente, com base no seu público-alvo e persona.

A ideia central aqui é criar algo fundamental para qualquer empreendimento, que é o senso de comunidade e pertencimento. Isso gera uma identificação e relacionamento sentimental de longo prazo com a marca, se for feito de forma correta e consistente.

  1. Personalização altíssima

Na internet, todos os dados são rastreáveis, ou seja, dá para saber sobre os interesses de todo mundo.

Assim, você pode segmentar a sua comunicação orgânica e paga de acordo com os interesses e comportamentos do seu público. 

No caso da comunicação orgânica, as hashtags, localizações, marcações, mapeamento de dias e horários para postar e em quais redes sociais criar contas são boas maneiras de começar.

Já nas estratégias pagas, você pode escolher para quais pessoas o anúncio vai aparecer com base em critérios de segmentação (gênero, idade, localização, assuntos de interesse etc.).

Como se isso tudo já não fosse bom o bastante, você ainda pode usar a inteligência de dados da internet para desenvolver uma estratégia de Geomarketing, que te ajuda a escolher bons pontos comerciais e crescer com mais segurança e assertividade. 

  1. Criatividade rolando solta

Se você é aquele empreendedor ou empreendedora cheia de criatividade e energia, o ambiente digital tem tudo a ver com o seu negócio!

É possível criar artes, textos e campanhas virtuais usando a sua imaginação e pesquisas. Mas fica o alerta: observe como cada ação repercute e tome cuidado para não exagerar e perder a identidade visual e verbal da marca, ou seja, passar uma imagem errada de quem ela é para os consumidores. 

Agora, você já entendeu porque é tão importante ter uma boa estratégia de marketing digital para um pequeno e médio negócio. 

Para te ajudar nessa incrível jornada rumo ao sucesso e crescimento da sua marca, entre em contato conosco e veja como podemos te ajudar a usar todos os recursos de publicidade e comunicação na internet!

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