Análise SWOT: faça agora com exemplos práticos

Importante, fácil de fazer e altamente estratégica: essa é a Análise SWOT, também conhecida como Análise FOFA no Brasil.

Mas o que é análise SWOT? A sigla SWOT vem das palavras em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças (FOFA).

Para quê fazer uma análise SWOT?

Para se manter competitivo no mercado. Simples assim!

A análise SWOT te permite analisar de forma clara seus concorrentes e você mesmo. Basicamente, te permite enxergar além das informações jogadas: ela organiza tudo para te fazer ir mais longe, seja na hora de crescer o negócio, aumentar vendas, vender na crise ou simplesmente se manter estável.

Como fazer uma análise SWOT?

Antes de mais nada, você vai precisar fazer uma análise de macroambiente. Calma, que não é difícil! Para fazer a análise macro ambiental, pesquise por informações de tudo que afeta ou que pode afetar o seu negócio de maneira geral e que foge do seu controle (vem de fora da empresa), ou seja: leis e decisões políticas, novas tecnologias, fatores sociais/culturais, situação econômica e qualquer outro fator externo que possa ter impacto direto no seu negócio. 

Depois, faça uma análise interna, que consiste em uma autocrítica realista. Quais pontos fortes e fracos sua empresa tem hoje? O que já está bom e o que pode melhorar?

Pronto! Agora que você já olhou para fora e para dentro, é só organizar tudo em uma tabela. A intenção principal é identificar possíveis relações entre seus pontos fortes e fracos com oportunidades e ameaças externas.

Exemplo de análise SWOT pronta de uma empresa

análise SWOT
análise SWOT

Perceba que tudo que foi observado como fator externo na análise macroambiental está classificado como ameaça ou oportunidade, enquanto tudo que foi observado dentro do negócio foi definido como fraqueza ou força. 

SWOT cruzada

O nome assusta, mas saiba que é super tranquilo de fazer! Basicamente, cruzar a SWOT nada mais é do que ligar os pontos. Por exemplo, no caso que mostramos acima, a oportunidade de fazer novos formatos de anúncios nas redes sociais pode ser aproveitada para aumentar a pouca divulgação, que é uma fraqueza da empresa. 

Da mesma forma, a ameaça de rápido crescimento dos concorrentes liga um sinal de alerta ainda maior quando é analisada em conjunto com a fraqueza do mix de produtos pouco variado, mas também pode ser neutralizada pela boa qualidade dos produtos e satisfação dos clientes.

Fazer uma interpretação mais detalhada e combinada dos fatores pode demandar tempo e envolvimento de várias pessoas, mas garantimos que vale a pena! Afinal, cruzar as informações te ajuda a tomar decisões mais assertivas sobre quais ações tomar.

Atualizações periódicas

Cada modelo de negócio é muito único. Por isso, não é possível determinar uma regra para todas as empresas. Mas falando de forma geral, a SWOT deve ser feita entre uma e duas vezes por ano.

Sempre que for atualizar a SWOT, fique atento a dois fatores: o quanto conseguiu neutralizar ameaças e aproveitar oportunidades e o quanto conseguiu melhorar as fraquezas e explorar as forças. Assim, você mantém um certo controle de qualidade sobre suas ações a longo prazo.

Para monitorar seus resultados, faça também o uso de KPIs e desenvolva um Plano de Comunicação e Marketing para ir ainda mais longe!

Sabemos que dúvidas e questionamentos podem aparecer durante todo o processo. Se esse for o seu caso, saiba que está tudo bem! Você pode consultar esse e outros blog posts quantas vezes quiser.

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