Como vender no Lockdown? 7 estratégias para continuar vendendo na crise

Afinal, como aumentar as vendas na pandemia? Será que tem como continuar faturando e vender na crise? 

Essas e outras dúvidas têm causado preocupação, tanto para empresários quanto para colaboradores, que não sabem até quando as medidas restritivas de isolamento social vão continuar a impactar seus negócios e empregos. Apesar de necessárias, sabemos que essas medidas exigem adaptação por parte dos empreendimentos.

Conheça algumas estratégias inovadoras e de baixo custo que preparamos especialmente para você, pequeno e médio empreendedor, para continuar a vender na crise.

  1. Celular e internet são ferramentas de venda

Se você tem um smartphone na mão, comece a usá-lo a seu favor agora, mesmo! Além de ser uma excelente ferramenta de comunicação e marketing, ele também serve para fazer vendas pelo WhatsApp, Instagram, Facebook, Rappi, iFood e outras plataformas. 

O celular permite que você alcance seu público de qualquer lugar e em qualquer horário sem grandes custos: lembre-se disso na hora de vender na crise.

  1. Conteúdo de qualidade atrai pessoas

Talvez sua empresa ainda não tenha um site estruturado, mas se tiver, comece a postar conteúdo rico, ou seja, crie um blog no qual você ensina algo que, de fato, seu público-alvo quer aprender. 

Se o blog e o site não se encaixam nos seus planos do momento, use as redes sociais para publicar este conteúdo de qualidade, que, de fato, interessa para os seus clientes.

Por exemplo, imagine que seu negócio é uma loja de semijóias. Comece a postar dicas de como combinar roupas com acessórios, qual tipo de acessório se encaixa melhor para cada pessoa e cada ocasião, dicas de estilo, tutoriais de como restaurar prata oxidada etc.

Você consegue encontrar ideias de conteúdos e material relevante na internet, mas também pode contar com ajuda profissional.

banner atraia mais clientes; vender na crise
  1. Reformulação e adaptação constantes

O momento é delicado: crise, isolamento social, toque de recolher, entre outras restrições e problemas que pegam as empresas de surpresa todos os dias. Por isso, não seja inflexível! 

Todos os dias, esteja preparado para adaptar processos internos, treinar pessoas, melhorar o delivery e retirada, firmar parcerias e superar desafios. Se sentir dificuldade, existem diversos programas de mentoria e consultoria de especialistas que podem te ajudar com isso.

  1. Ouvir o cliente nunca foi tão importante

Se receber feedbacks com atenção e autocrítica já era indispensável para o crescimento sustentável dos negócios antes, agora para vender na crise se tornou mais importante ainda. Esteja com os ouvidos abertos para entender em quais pontos você pode melhorar, afinal, temos sempre algo para aprender.

Ao mesmo tempo, reconheça seus pontos fortes e continue trabalhando neles! Por mais difícil que pareça ser, use este momento complicado para aprender como vender pela internet na pandemia e, quando ela passar, você terá aprendido como vender na internet para sempre.

  1. De olho na concorrência

Se você está buscando vender mais, saiba que seus concorrentes também estão! Aqui, vale reforçar a importância do famoso Benchmarking, que nada mais é do que uma observação estratégica da concorrência.

A ideia por trás do Benchmarking é saber o que deu certo e o que não deu na concorrência, sempre buscando entender os motivos por trás do sucesso ou do fracasso de seus competidores. Assim, você poupa recursos e se antecipa!

  1. Use sua base de clientes atual

Se você tem os contatos de clientes atuais, pode começar entrando em contato com eles, fazendo uma abordagem sutil e explicando que, agora, é possível comprar pelo WhatsApp. 

Como essas pessoas já te conhecem, é mais provável que voltem a comprar. Também é possível pedir sugestões e feedbacks, além de perguntar por quais produtos/serviço elas se interessam mais e avisar quando estiverem com descontos.

  1. Trabalhe com estratégia de recompra

Alguns tipos de produtos e serviços são recomprados com mais frequência do que outros, porém, se você souber qual é o tempo médio de recompra de cada grupo de clientes, ou seja, de quanto em quanto tempo eles voltam a comprar, pode antecipar este momento e abordar com muito cuidado no WhatsApp e também por e-mail marketing.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é oferecendo algum tipo de vantagem (descontos, combos, sorteios etc.).

Dicas extras

  • Faça parcerias com outras empresas (se não forem concorrentes diretos): descontos, vouchers, ações de divulgação, contratação de motoboy em parceria, as possibilidades são infinitas!
  • Monte kits promocionais: essa estratégia de precificação te ajuda a aumentar o valor percebido e vende a ideia de praticidade
  • Facilite as condições de pagamento, se for possível para o seu modelo de negócio: parcelamento, boleto, depósito – quanto mais opções oferecer, melhor!

Nós, da Potencializee, estamos aqui para ajudar os empreendedores do Brasil neste momento. Conte com a gente para alavancar os negócios! Entre em contato e conheça nossas soluções completas para a sua empresa 🚀

vender na crise

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