Como vender pelo WhatsApp? Passo a Passo

Nos últimos anos, alguns hábitos de consumo mudaram bastante, principalmente quando falamos em experiência de compra. Com a pandemia de Coronavírus, uma coisa ficou clara: quem não se adapta, não sobrevive e por isso viemos te ensinar a fazer vendas pelo WhatsApp.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o WhatsApp não é apenas um aplicativo de troca de mensagens. Além de ser considerado uma rede social, por causa da formação de grupos, ele é uma poderosa ferramenta de vendas e comunicação, principalmente para pequenas e médias empresas.

Vendas pelo WhatsApp: como vender pelo celular em 7 passos

Já vamos te ensinar a colocar a mão na massa, para você começar a fazer suas vendas pelo WhatsApp agora, mesmo! Bora aumentar as vendas pelo celular?

  1. Tenha um WhatsApp exclusivo para o negócio: sim, sabemos que nem sempre é possível… Mas se você puder, tenha um celular e um número comercial exclusivos da empresa, que pode ficar com você ou com seu time de vendas durante o expediente. Isso te ajuda a não se perder com as demandas e nem misturar pessoal com profissional.
  2. Atualize seus Status: muitas vezes esquecido, o Status do WhatsApp da sua empresa é muito importante e pode alavancar as vendas, reforçar seu posicionamento e ainda ser usado como espaço de divulgação, para comunicar promoções e ofertas, inserir o link do seu site ou catálogo de produtos/serviços, escrever seu slogan etc.
  3. Atualize seu Nome e sua Foto: o nome do seu WhatsApp precisa ser o nome do seu negócio, assim como a foto, que precisa ser o seu logotipo (caso não tenha logo, peça para um designer desenvolver ou coloque uma foto boa da fachada). O importante é que a imagem deixe claro de que se trata da sua empresa e passe credibilidade, assim como o nome. Portanto, nada de fotos sem nitidez, fotos de pets, ausência de fotos, fotos pessoais etc. 
  4. Defina mensagens padrão: caso alguém te chame fora do horário de atendimento ou não seja possível responder na hora, é importante ter uma mensagem automática, para não deixar a pessoa “no vácuo”. Existem alguns softwares, como o WhatsApp Business, por exemplo, que te ajudam com isso. Se não tiver como contar com essa ajudinha nesse momento, treine a equipe para copiar e colar uma mensagem padrão de boas-vindas, com o horário de atendimento e um agradecimento pela mensagem.
  5. Divulgue conteúdos ricos, mas com moderação: o WhatsApp é, sim, uma rede social, mas é muito mais intimista do que as outras. Por isso, não exagere na quantidade e frequência das mensagens, afinal, você está em um espaço muito pessoal do cliente. Além de divulgar promoções e ações especiais, você também pode compartilhar um blog post do seu site, um vídeo novo no seu canal do Youtube, extensão do portfólio de produtos/serviços, mas somente quando isso for, de fato, interessante e relevante para o cliente. Se “entupir” o aplicativo dele de mensagens, vai levar block!
  6. Peça para adicionarem você aos contatos: se é a primeira vez que você fala com o cliente, peça gentilmente para que ele ou ela te adicione aos contatos, com o objetivo de “poder chamar sempre que precisar”. Isso cria uma relação mais próxima e ajuda a pessoa a se lembrar/encontrar o seu contato quando precisar comprar ou falar de novo.
  7. Atenda com qualidade e rapidez: essa é essencial para o sucesso! O WhatsApp é uma plataforma muito dinâmica e, geralmente, tende a ser mais próxima de uma experiência de compra na loja física. Não hesite em dedicar bastante atenção e recursos aos clientes que querem comprar ou se informar por este canal, principalmente durante o período de isolamento social. Mande fotos nítidas dos produtos, com preços e bastante informações, exatamente como faria na loja física.

Vendas pelo WhatsApp

E o pagamento?

Muitos negócios já aceitam depósitos bancários, PIX e pagamento na hora da entrega/retirada do produto (o mesmo serve para os prestadores de serviço, que aceitam receber na hora em que executam o trabalho).

Veja o que se adapta melhor ao seu negócio, mas tente dar, pelo menos, duas opções de formas de pagamento. Por exemplo, se você sabe que sua clientela paga mais em dinheiro, aceite receber as notas e moedas na hora da entrega/retirada. Se pagam mais com cartão, disponibilize essa opção à distância também, com depósitos e PIX, por exemplo.

Se tiver um e-commerce que permite parcelamento no cartão de crédito, pagamento com boleto bancário e outras opções, depois que fechar a compra, pergunte como seu cliente quer pagar e explique sobre as opções disponíveis no e-commerce, sempre ajudando e guiando a pessoa durante todo o processo de compra.

Outras redes sociais são aliadas!

Ter um Instagram e um site bem cuidados é fundamental para atrair e fidelizar clientes. No Instagram, coloque um link na bio, que leva o usuário para falar diretamente no WhatsApp, assim como o seu site, que deve ter um botão de iniciar uma conversa em todas as páginas. 

Grandes empresas também faturam com o WhatsApp

Uma das maiores vantagens do WhatsApp é se adaptar a qualquer tipo de negócio! Desde os microempresas até as multinacionais.

Mega varejistas como Renner, Lupo, Hering e Granado, já aderiram às vendas e comunicação pela plataforma, assim como empresas do setor educacional: PUC, Wizard e EnglishNow, por exemplo. 

Ao mesmo tempo, não é incomum vermos negócios de bairro e de cidades pequenas faturando alto pelo WhatsApp! Muitas empresas conseguiram se salvar da crise e dos efeitos do isolamento social por causa das vendas na plataforma. 

Feedbacks e Benchmarking: aqui também tem!

Nada melhor para saber se seus clientes estão satisfeitos do que perguntar a opinião deles, né? Peça feedbacks das pessoas que compram com você na loja física, online e pelo celular. 

Ouça as sugestões, críticas e elogios atentamente. Nunca se esqueça da frase: “servir bem para servir sempre.”. 

Por último, mas não menos importante, fique de olho nos concorrentes! Como é ser atendido por eles no WhatsApp? O benchmarking não serve apenas para observar as promoções e produtos da concorrência, mas, sim, entender seus competidores como um todo. Aprenda com eles! Se espelhe naquilo que dá certo – sempre adaptando ao seu negócio, e evite aquilo que dá errado.

Agora, você já pode começar a fazer suas vendas pelo WhatsApp! Para saber mais sobre essas e outras estratégias de marketing, entre em contato com a gente e Potencializee seus negócios 🚀

Vendas pelo WhatsApp

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